terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Semáforo vermelho!






O blog entra no ar para registrar as atividades e também as novas idéias nas áreas de Circo e Pintura ! 


A primeira postagem é sobre o trabalho de circo de rua que venho realizando no semáforo.

Na sexta-feira passada, estava apresentando um número de "contato" ( técnica de malabarismo) no semáforo da rua Anita Garibaldi, então um pedestre se interessou pelo que viu e veio conversar comigo. Disse ser fotógrafo e que já havia me visto ali antes, então pensou em pedir para registrar a intervenção. O autor das fotos se chama Ricardo Bess http://www.flickr.com/photos/24538582%40N06/, e me lembro que também tive a impressão de alguma vez ter visto ele por ali. Talvez sim, e na ocasião tivesse acenado, como se fosse um velho conhecido...




Me perguntou várias coisas; como e com quem aprendi malabarismo, há quanto tempo fazia isso, onde havia estudado - se o tivesse feito, se já havia trabalhado em um circo de lona e outras curiosidades, disparou perguntas em sequência e depois disse passar por ali muitas vezes na ida ao trabalho e que com alguma frequência me via... então olhei ele e falei : "Sim, aqui é meu escritório!" Risos.

Respondi que tinha aprendido com alguns amigos há mais ou menos quatro anos... Há algum tempo já venho praticando e estudando modalidades circenses e de malabarismo, atualmente pesquiso a técnica de "contato" com mais dedicação. Apesar de nunca haver frequentado uma escola, participei de algumas oficinas em encontros e aprendi muitas coisas com amigos e colegas de profissão. Falei também que há um grupo de artistas que trabalha autonômamente nas ruas da cidade.

Esse sinal é um dos locais onde trabalho, e além daquele existem vários possíveis locais de trabalho espalhados por aí. Então qualquer lugar pode ser apropriado, transformado pela ação desenvolvida ali - o ambiente urbano é o cenário, os cidadãos atores distribuidos sobre um palco simbólico e transformador que é a cidade, Avenidas e desvios, áreas, zonas e bairros, a rua.


Muitas vezes pessoas conversam comigo, dizem e perguntam coisas sobre o que estou fazendo ali. Tenho orgulho de receber elogios, e na maioria das vezes as pessoas enxergam a importância da arte de rua e seus benefícios para a cultura da cidade. Porém algumas vezes não entendem a importância da arte de rua para o ambiente cultural urbano. Para isso, é preciso reconhecer a necessidade da cultura para todos, a necessidade da cultura e da arte na educação e formação do indivíduo, seja qual for sua condição econômica. Conhecendo esses conceitos culturais, reconhecemos a necessidade de acesso à cultura para cidadãos de todas as faixas que compõem o ambiente urbano. É claro, sabemos - falo no plural- das nossas limitações e das imposições sociais verticais, não acreditamos em milagres que transformam os costumes e crenças, temos consciência de que mesmo na rua a cultura está segmentada, ainda poucos têm acesso à ela. Porém acreditamos - sigo no plural - que o mundo precisa de pessoas que fazem o que amam, e compartilhem isso com as pessoas que estão  ao redor, não somente através de redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário